Igreja do Santuário

Arrow
Arrow
Slider

 

IGREJA DO SANTUÁRIO

“Bem-vindos a igreja do Santuário do Menino Jesus de Praga”

A igreja do Santuário foi sendo submetido, ao longo do tempo, a obras de restauro e adaptação que não alteraram a estrutura original. O edifício conventual é constituído por dois corpos iguais, que estão separados pela igreja do Santuário do Menino Jesus. As duas alas têm saída para o exterior e cada um possui o seu claustro: S. Teresa de Jesus e S. João da Cruz.

O Trono do Menino Jesus de Praga

No interior do Santuário, no altar-mor, elevado por três degraus encontra-se o Trono do Menino Jesus, obra do carmelita descalço Frei Mauro, que foi inaugurado no dia 6 de Outubro de 1962. Este trono é composto pelos nove coros dos anjos. Os anjos aparecem em vários momentos da história narrada na Bíblia.

Nos evangelhos, concretamente os anjos manifestam-se em duas ocasiões: o princípio e o fim da vida de Jesus.

  • Um anjo anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1,11-20).
  • O arcanjo Gabriel anuncia a Maria o nascimento do Salvador (Lc 1,26-38).
  • Um anjo anuncia em sonhos a José o nascimento de Jesus (Mt 1, 20-33).
  • Outro anjo ordena à família de Nazaré que fuja para o Egito (Mt 2, 13-23).
  • Depois o anjo manda reentrar na Palestina após a morte de Herodes (Mt 2,13-23).
  • A manifestação aos pastores fecha com amplidão a sequência da Natividade, pois o mensageiro é acompanhado por um exército celeste (Lc 2,8-14).
  • A vida pública de Jesus iniciada com o batismo, segue-se um retiro de quarenta dias no deserto, durante os quais Jesus deve sofrer os assaltos de Satanás.
  • Lá ainda os anjos vêm servi-lo (Mt 4,11; Mc 1,13; Lc 4,9-13).

Diz-nos o Papa Francisco que cada pessoa tem junto de si um anjo que é «amigo» e «embaixador de Deus».

O Menino Jesus de Praga

Na sua mão direita estendida ao alto, parecendo mostrar aos fiéis toda a verdade do seu Amor. Com a mão esquerda sustém o Globo terrestre, emblema do soberano poder. Uma coroa, símbolo de majestade real, brilha sobre a cabeça da sua imagem.

A imagem do Menino Jesus foi talhada pelo famoso escultor de arte sacra, Guilherme Ferreira Thedim, irmão de José Ferreira Thedim. Ambos foram grandes embaixadores da arte sacra, pois as suas imagens sacras, “viajaram” para altares na Europa, Ásia, Africa, Oceânia, América do Norte e do Sul. Guilherme Ferreira Thedim é coautor com o seu irmão José Ferreira Thedim da histórica primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima segundo as indicações da irmã Lúcia, que se encontra na Capelinha das Aparições.

Também no interior do Santuário colateralmente ao altar-mor, de um e de outro lado, encontram-se as imagens de Nossa Senhora do Carmo e de São José, no coro alto, estão expostas as imagens de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz (fundadores da Ordem dos Carmelitas Descalços). Antes do átrio da Igreja do nosso lado direito encontramos um Cristo Crucificado de dimensões consideráveis obra do mesmo autor que fez o Menino Jesus.

VISITE O SITE DO SANTUÁRIO DO MENINO JESUS DE PRAGA

www.santuariomeninojesus.org