Cruzeiro do Menino das Moradas

Arrow
Arrow
Slider

 

CRUZEIRO DO MENINO DAS MORADAS

Esta obra de arte foi concebida e orientada pelo senhor Arquitecto Vítor Borges do concelho de Murça. A sua inauguração teve lugar no dia 29 de Março, Domingo, pois ela fez 500 anos no dia 28. O Cruzeiro do Menino das Moradas honra os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus – Teresa, a Grande. A de Ávila. E o Menino Jesus, nosso Deus e nosso Rei.

Olhando-o o primeiro que se oferece ao nosso olhar é a Cruz do Redentor. No sopé da cruz dorme Jesus na manjedoira, porque o mistério da Encarnação e o da Redenção se apresentam como o único gesto salvador de Cristo.

O Cruzeiro é formado por sete degraus, em espiral, simbolizando o caminho da descoberta interior como via de aproximação a Deus, encimados por uma humilde mas sempre majestosa Cruz. Este é um espaço de oração e encontro.

O Cruzeiro chama-se do Menino, porque se referencia ao Santuário do Menino Jesus. E das Moradas, porque também nele se faz memória do Livro Moradas (ou Castelo Interior) escrito por Santa Teresa na sua maturidade espiritual. Ao nos aproximarmos do Cruzeiro somos chamados a elevar o olhar para o trono Daquele que ali se ofereceu por nós; e somos depois convidados a subir até ali, a fazer caminho, em progressiva ascensão.

Diz Teresa de Jesus a Jesus “Andemos juntos, Senhor!” Sim, há momentos em que, só olhando-Te na Cruz, se pode seguir em frente.